sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Últimos Acontecimentos - Analisando 2007

Devido à falta de tempo decorrente da imensa demanda de trabalho de final de ano, dos feriados, das férias, e também aos problemas de saúde de alguns de nós (por incrível que pareça, sim, também adoecemos!), deixamos de atualizar nosso blog por um tempo, mas esperamos agora reestabelecer o curso das coisas


Um breve apanhado dos últimos acontecimentos na nossa unidade de saúde, e comentários sobre alguns bons frutos de nosso trabalho em 2007:


# no mês de Dezembro - substituindo-se a tradicional educação em saúde pelas celebrações natalinas - em todos os grupos foi desenvolvido um trabalho recreativo, educacional e de integração. Realizamos atividades como grupo de teatro, amigo secreto e dinâmicas, encerrando com chave de ouro nosso ano de trabalho de 2007.


# também em meados de Dezembro começamos um novo projeto: a partir desse mês iniciamos um trabalho conjunto com o CAPS - Centro de Apoio Psicossocial de Vera Cruz - que consiste em reuniões quinzenais de discussão de casos, participação do CAPS nos nossos Grupos de Educação em Saúde, e até mesmo visitas domiciliares conjuntas; o principal objetivo deste projeto é melhorar a resposta terapêutica e saúde de nossos usuários, através de uma abordagem integral do indivíduo - no lugar da tradicional "fragmentação" do paciente de acordo com suas doenças base, que se tornou praxe no SUS devido tanto à estrutura do sistema em si, quanto à falta de comunicação entre os vários serviços do SUS. Outro ponto importante é desafogar o atendimento do CAPS, que atua com uma demanda muito acima da capacidade, retornando para seguimento no PSF aqueles pacientes já estabilizados, além de evitar encaminhamentos desnecessários, através da discussão direta de casos menos graves. Já a participação do CAPS nos grupos de educação em saúde é importante, no sentido de esclarecer a população sobre a natureza dos serviços do Centro de Apoio Psicossocial, educar sobre a saúde mental e quebrar certos estigmas e preconceitos relacionados às doenças mentais/psíquicas e seu tratamento (exemplificando isto, uma frase muito comum na nossa rotina proferida pelo paciente:
"Credo, eu consultar no CAPS? Mas precisa mesmo? Lá não é lugar pra louco? Será que só um remédio "pros nervos" não chega?" )
Mesmo estando apenas no início deste trabalho, já estamos colhendo bons resultados!

# Também temos como intento, através dessa iniciativa, ressaltar a importância do diálogo entre os vários serviços do SUS, o que otimiza o sistema, aumentando a qualidade dos serviços, a resolutividade e a satisfação do usuário (o mesmo vale para suas instâncias administrativas!).

# Poucas visitas domiciliares foram realizadas no último mês devido a um contratempo estrutural (ficamos um mês sem carro disponível para realizar visitas.)

# Frutos colhidos em 2007, sementes para 2008: Temos bastante consciência da alta morbidade e do impacto sócio-econômico das doenças relacionadas ao trabalho na população de nossa área, assim como dos abusos praticados por empresas locais. Por este motivo somos extremamente rigorosos quanto à notificação de todos os casos de Doenças Relacionadas ao Trabalho. Soubemos há pouco tempo através do CEREST e 13°CRS que Vera Cruz é um dos maiores notificadores de casos de LER/DORT, com estatísticas acima de outros municípios, maiores e mais industrializados. Sabemos que o PSF teve um papel fundamental nisso. Nos últimos meses tem diminuído bastante o número de consultas e diagnósticos de casos novos de LER/DORT graves no PSF. A causa deste fenômeno, naturalmente, ainda nescessita ser determinada - seja ela um fruto precoce de nosso empenho na notificação dos casos, talvez devido ao alcance do número máximo de casos em nossa população, ou até mesmo, na hipótese indesejável, devido à algum possível abuso da empresa, proibindo o funcionário de sair para consultar, em detrimento de seu emprego/salário, fica uma lição:
NOTIFICAR SEMPRE!

Continuaremos neste caminho em 2008.
Esse é o único instrumento que possibilita que algo seja feito para proteger da saúde do trabalhador e evitar abuso das empresas.


# O ano de 2007 acabou com uma grande conquista: a mortalidade infantil no município foi ZERO, uma evidência contundente e irrefutável da importância e da resolutividade do trabalho que vimos desenvolvendo na área de puericultura, com os grupos, as consultas mensais de puericultura para crianças até 1 ano de idade, consultas mensais para crianças com mais de um ano que apresentem alto risco social, busca ativa de crianças de baixo peso, com déficits de desenvolvimento e em situações de risco social. Nestas é importante que salientar o papel crucial desempenhado por nossas Agentes Comunitárias de Saúde, sem as quais este trabalho seria teria sido impossível. (Parabéns a todas!!!)

#
A querida ACS Isabel deixou de fazer parte de nosso time no mês de Dezembro, para seguir outro caminho profissional. Ao mesmo tempo em que ficamos muito tristes com a partida de uma pessoa tão estimada e tão competente, por outro lado ficamos felizes pela conquista de uma oportunidade que promete grande cresimento profissional e pessoal. Portanto, desejamos à Isabel muita sorte e sucesso neste novo caminho! Parabéns!