terça-feira, 9 de outubro de 2007

Fotos Grupo de Saúde Bucal




Imagens do Grupo de ontem à tarde:

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Grupo ACS Teresia: saúde bucal. (Nem só da mama vive o auto-exame...)

Hoje às 14 horas se deu o Grupo de Educação em Saúde da ACS Teresia, que ocorre mensalmente no Ginásio Guidão.

Como em Outubro é o Dia do Dentista o Mês da Saúde Bucal, a assunto deste mês ficou a cargo do nosso odontólogo Alex.
Sempre tentamos trazer aos nossos grupos inovações que despertem o interesse da população, e desta vez não foi diferente.
No lugar das tradicionais "aulinhas" proferidas por nós profissionais da saúde, foi desenvolvido um grupo dinâmico com participação ativa dos freqüentadores. Os presentes foram divididos em duplas, conforme afinidade, e a cada dupla foi fornecido Equipamento de Proteção Individual (ou E.P.I.: luvas de procedimento, gaze e papel toalha). A cada integrante da dupla foi atribuída a tarefa de realizar exame (inspeção e palpação) na cavidade oral de seu respectivo par. Inicialmente foram fornecidas instruções sobre como realizar o exame e o que procurar, e sobre o uso do EPI.
As duplas passaram então à prática, e foram orientadas à solicitar ajuda e explicação dos membros da equipe caso encontrassem alguma alteração na cavidade bucal com a qual não estivessem familiarizadas.

O objetivo dessa atividade foi, principalmente, estimular o auto-exame da cavidade oral, tão importante e muitas vezes esquecido, apesar de campanhas recentes em veículos de comunicação, além de aguçar a curiosidade acerca das lesões bucais, e aumentar a intimidade do paciente com a sua boca e estimular a prevenção e o auto-cuidado, fazendo com que haja uma busca precoce do serviço de saúde em caso de lesões.

Também participaram do grupo a Enf Mirna, a Técnica Cácia, e a Médica Raquel (que vos fala)

Integração e Saúde Bucal

Todos os funcionários do PSF.


Torneio de vôlei de integração


ACS's Betina, Fátima e Márcia, médica Raquel, ACS's Teresia e Isabel


Enf. Mirna entregando mimo às ACS's pelo seu dia.


Karaokê da Saúde, com apoio "violonístico" do Antônio.


Sexta-feira, dia 5 de outubro, foi realizado, no Juventude de Linha Henrique Dávila, evento de integração entre as Agentes do PACS e o PSF, por ocasião do Dia do Agente Comunitário de Saúde e dos 10 anos do PACS, juntamente com a celebração da melhora dos índices do nível de saúde bucal da população escolar, que ocorreu após abertura do PSF e bem sucedida parceria entre o SESC e a Secretaria de Saúde do Municipio de Vera Cruz.

Inicialmente houve um almoço, onde estiveram presentes o Prefeito, Sr. Guido Hoff e a primeira dama Elpídia, a Secretária Municipal da Saúde, Marcia Back, os Dentistas Danilo Gusson e Alex(sander) Schmitt, sendo o último do PSF, assim como uma representante do SESC, que proferiu uma palestra sobre a melhora dos índices de saúde bucal.

Após se deram início as atividades recreativas de integração que visando celebrar o Dia da ACS e os 10 anos de existência do Programa de Agentes de Saúde em Vera Cruz.

As Agentes que há mais tempo fazem parte do programa receberam uma homenagem (Fátima, Maria Teresia, Lena e Luci, parabéns!!), e após, todas as agentes se reuniram e prepararam uma atividade artística onde foi cantado o Hino da ACS, com o apoio instrumental do Assistente Social e "N'Band", Antônio.

Ocorreu então uma série de jogos de vôlei com equipes formadas pelos integrantes do PACS e PSF, onde todos puderam mostrar suas habilidades esportivas, assim como "desenferrujar" e entrar um pouquinho em forma...