quinta-feira, 4 de outubro de 2007

HOJE É O DIA NACIONAL DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE!!!

A profissão do agente comunitário de saúde (ACS) foi legalizada pelo Governo Federal em 2002 (Decreto Lei nº 10.507) e é exercida em Vera Cruz desde 1997. Hoje, 24 profissionais atuam na área urbana e rural, visitando famílias para levar cidadania. Eles integram duas estratégias no município: a Estratégia Saúde da Família (ESF), que acompanha 7000 mil pessoas, e a Estratégia dos Agentes Comunitários de Saúde (EACS), que já cadastrou 6900 munícipes. Os ACS são o espírito da atenção básica, são pessoas da comunidade capacitadas para fazer o trabalho de prevenção e promoção à saúde. Eles entram na casa das pessoas e identificam situações de risco. Eles são agentes de mudanças, na medida em que aprendem com as experiências das pessoas, com os profissionais de saúde, compartilhando o que foi aprendido com a própria comunidade. O papel do ACS como mediador é uma unanimidade, tanto no que se refere à mediação entre o serviço e a comunidade como no que se refere à mediação entre diferentes saberes. Este conceito foi ampliado ao incluir a facilitação do acesso aos direitos de cidadania de modo geral.
Enfim, assim como os demais profissionais da área da saúde, os agentes também podem ser vistos como “anjos sem asas”, pois contribuem muito na qualidade de vida da nossa comunidade.
PARABÉNS QUERIDAS AGENTES!!!!!

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Bebês


Nossa mais recente mamãe, Luana, e o pequeno Cauã.

Grupo de Puericultura

Abaixo fotos no Grupo de Puericultura realizado dia 23 de Agosto, com a presença de bebês entre 5 e 7 meses e suas respectivas mamães.
Em uma integração com o Programa Primeira Infância Melhor (PIM), foi falado sobre a importância do estímulo no desenvolvimento da criança, e foram ensinadas técnicas e brincadeiras com esta finalidade.





terça-feira, 2 de outubro de 2007

Novidades nos Grupos

Estimular o interesse e fazer as pessoas participarem dos grupos é sempre um desafio e faz parte de nossa missão em educar para saúde.

Sempre encontramos maior dificuldade em cativar os freqüentadores dos grupos de gestantes e de puericultura. Em grupos abertos ao público temos um grupo variado de pessoas, de várias faxias etárias e socias, e estes grupos costumam repercutir bem na comunidade e tem sempre um grande comparecimento.
Com as gestantes e bebês, no entanto, é diferente. É um grupo muito homogêneo, geralmente formado de jovens mulheres que quase sempre trabalham, logo não podem comparecer ao grupo, e por crianças que estão na creche ou aos cuidados de familiares/terceiros (que não tem interesse em comparecer).

Pensando em driblar esta situação passamos a realizar os grupos de puericultura e de gestantes mensalmente, nas quintas-feiras à tarde, juntamente às consultas de pré-natal e puericultura. Deste modo todos os bebês e/ou futuras mamães que consultariam naquela tarde também participariam do grupo, realizado ás 13 horas, imediatamente antes das consultas. Os assuntos são selecionados conforme o perfil etário e idade gestacional da maioria dos que comparecerão.
Até agora este esquema tem funcionado e estamos recebendo repsosta satisfatória!!


3° Grupo de Adolescentes

Ontem à tarde ocorreu a terceira reunião do nosso Grupo de Jovens no Sopão das Marias.
O grupo está sendo muito bem sucedido, com freqüentadores assíduos e novos integrantes a cada reunião.
Inicialmente tivemos receio que fosse haver um desinteresse da população jovem em nossos grupos de educação em saúde, devido a uma idéia preconcebida que temos de que os adolescentes são por natureza "rebeldes", que achariam o grupo uma idéia "careta", etc.
Felizmente não foi isso que ocorreu.
Estamos muito contentes com o retorno positivo dos jovens, que tem mostrado grande interesse nas reuniões, e participado ativamente com sugestão de assuntos e perguntas!!
Na segunda reunião abordamos o tema do tabagismo, e ontem tivemos uma ótima conversa sobre anticoncepção.
O próximo tema escolhido deve ser DST, proferido pela Enf. Mirna.