quinta-feira, 3 de abril de 2008

Campanha sobre tuberculose

Em virtude do dia 24 de março ser o dia Mundial de Combate à Tuberculose, a equipe Lua disponibilizou para a população da sua área a realização do exame de escarro (BK) a fim de diagnosticarmos novos casos de Tuberculose para tratamento no município. Atualmente não temos nenhum caso conhecido na nossa área de abragência. Como temos dificuldades realacionadas a material, alguns critérios tiveram que ser considerados para a realização do mesmo. Portanto, durante a semana do dia 24 a 31 de março realizamos a coleta para 20 pacientes, que estão no aguardo dos resultados.

Informações dos grupos


No dia 26 de março ocorreu o primeiro módulo do nosso Curso de Gestantes. O encontro foi um sucesso, apenas uma gestante inscrita não pôde participar....também tivemos a presença de um papai, a qual foi muito importante. O grupo se mostrou muito interessado, realizando diversos questionamentos à médica raquel e à técnica de enfermagem Cácia. A enfermeira Mirna, que vos fala, também participou do encontro, mas dessa vez como participante (to gravidinha!!!!). O próximo encontro está marcado para o dia 30 de abril e contará com a participação do dentista Alex, ACD Lúcia, nutricionista Grasiele e o restante da equipe.

Além deste grupo, no dia 31 de março também aconteceu o primeiro grupo de adolescentes do ano de 2008. O grupo de 10 adolescentes realizou atividades lúdico-educativas abordando os problemas encontrados no bairro Arco-Íris com propostas de soluções. Um tema muito discutido foi a "dengue", onde os mesmos mostraram-se bastante preocupados e se mostraram parceiros da equipe Lua do PSF para ajudar na prevenção da doença. Diante disso, marcamos para o dia 16 de abril uma caminhada pelo bairro "em forma de mutirão" para reforçar as orientações sobre os cuidados domiciliares para evitar a presença do mosquito, para a população. Menbros da equipe do PSF, agentes de saúde e os adolescentes participarão desta atividade.

Enfim, iniciamos muito bem o ano com as atividades educativas/preventivas. Mãos à obra!!!!