terça-feira, 2 de outubro de 2007

Novidades nos Grupos

Estimular o interesse e fazer as pessoas participarem dos grupos é sempre um desafio e faz parte de nossa missão em educar para saúde.

Sempre encontramos maior dificuldade em cativar os freqüentadores dos grupos de gestantes e de puericultura. Em grupos abertos ao público temos um grupo variado de pessoas, de várias faxias etárias e socias, e estes grupos costumam repercutir bem na comunidade e tem sempre um grande comparecimento.
Com as gestantes e bebês, no entanto, é diferente. É um grupo muito homogêneo, geralmente formado de jovens mulheres que quase sempre trabalham, logo não podem comparecer ao grupo, e por crianças que estão na creche ou aos cuidados de familiares/terceiros (que não tem interesse em comparecer).

Pensando em driblar esta situação passamos a realizar os grupos de puericultura e de gestantes mensalmente, nas quintas-feiras à tarde, juntamente às consultas de pré-natal e puericultura. Deste modo todos os bebês e/ou futuras mamães que consultariam naquela tarde também participariam do grupo, realizado ás 13 horas, imediatamente antes das consultas. Os assuntos são selecionados conforme o perfil etário e idade gestacional da maioria dos que comparecerão.
Até agora este esquema tem funcionado e estamos recebendo repsosta satisfatória!!


Nenhum comentário: