sexta-feira, 7 de março de 2008

Informe Técnico.

Para que conste, a título de esclarecimentos (importantes):

1. Continuamos temporariamente sem carro para realização de visitas domiciliares;

2. As visitas domiciliares são realizadas conforme a necessidade - de qualquer ordem, desde que pertinente às funções do PSF - sendo esta necessidade constatada por algum membro da equipe de saúde, e nunca mediante a simples solicitação expressa do morador. Caso o profissional avalie que não há necessidade, esta não será realizada, e não há obrigação de realização da mesma. A visita pode (e deve) ser realizada por qualquer profissional da equipe de saúde, e não somente pelo médico. Visita Domiciliar não é consulta médica em casa.
Motivo deste esclarecimento: vinhamos atendendo indiscriminadamente às solicitação de visitas feitas pelos moradores, de modo que muitas pessoas passaram a solicitar visitas com caráter de consulta domiciliar, muitas por motivos banais e sem necessidade, em detrimento dos que realmente necessitam de consulta domiciliar e de visitas assíduas e regulares. Devido à um recente e significativo aumento no número de pacientes acamados, cadeirantes e outros temporariamente incapacitados, esta situação chegou num ponto insustentável, a ponto de termos que organizar uma escala de visitas, e de modo que, se não avaliássemos a necessidade das mesmas, estas pessoas seriam ainda mais prejudicadas.

3. O Espaço Criança, área recreativa reservada às crianças que aguardam consulta com os pais, será temporariamente fechado devido à necessidade de alocação de um novo funcionário. Estamos pensando em como transformar o espaço disponível, de modo a trazer de volta à existência este espaço, em breve, assim como a idéia original de um Escovatório destinado à educação em Saúde Bucal das crianças.

Nenhum comentário: